Atrações gratuitas agitam Festa do Livro da USP São Carlos e editoras oferecem descontos de 30 a 50%

Publicidade

Até o momento, 39 editoras confirmaram presença no evento e oferecerão descontos de 30 a 50% ao público (Foto: divulgação)

Esta é a maior edição do evento, que começa na próxima terça, dia 6; programação inclui 18 atrações e termina na noite de quinta, quando haverá um debate com o autor premiado Milton Hatoum

É no contexto incerto do período de chumbo da ditadura civil militar no Brasil que se passa a trajetória de Martim, narrador e protagonista do livroA noite da espera, de Milton Hatoum, Ex-aluno da USP e considerado um dos grandes escritores brasileiros, o autor falará sobre a obra, lançada em 2017, na próxima quinta-feira, 8 de agosto, às 20 horas, no anfiteatro Jorge Caron, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

 A conversa com Hatoum será a última das 18 atrações gratuitas que agitarão a Festa do Livro da USP São Carlos, que começa na próxima terça, 6 de agosto. Está confirmada a participação de 39 editoras até o momento (confira a lista), que oferecerão descontos de 30 a 50% ao público. “É a sexta vez que o evento acontecerá no campus da USP, em São Carlos, e será a maior edição já realizada”, comemora a coordenadora local da iniciativa, Juliana Moraes, chefe-técnica da Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. 

Hatoum ganhou notoriedade com os romances Relato de um certo oriente (1989), Dois irmãos (2000), Cinzas do norte (2005) e Órfãos do eldorado (2008), sendo que os três primeiros receberam o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro. PorCinzas do norte, o autor, que nasceu em Manaus, ganhou também os prêmios Portugal Telecom, APCA e Bravo!. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas e publicados nos Estados Unidos e na Europa. 

Além de Hatoum, cinco outros escritores estarão na Festa do Livro para conversar com o público sobre suas obras: Reinaldo José Lopes e Pirulavão bater um papo descontraído sobre Darwin Sem FrescuraGabriel Feltran conversará sobre Irmãos: uma história do PCCCinara Machadolançará o livro infantil Minha amiga secreta; e Maria de Moraes Silva abordará Vidas talhadas no avesso da história.


Haverá, ainda, contação e mediação de histórias; um minicurso sobre escritas femininas; um sarau de poesia; a exibição do documentário A identidade que TRANSforma; uma atividade de meditação; e duas mesas redondas – uma sobre representatividade na literatura e outra sobre posdcasts de literatura. Para completar a lista de atrações, o público poderá assistir a apresentações de dança brasileira, dança do ventre e flamenco, além de conferir canções de Chico Buarque, interpretadas por Vivian Davies, e se emocionar com o Coral da USP São Carlos. 

A Festa do Livro é gratuita, aberta a toda a comunidade e acontece das 10 às 20 horas, no térreo do bloco E-1, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área 1 do campus da USP, no centro da cidade. Na tenda cultural, que será instalada no espaço, serão realizadas a maioria das atividades. Para participar, não é preciso fazer inscrições, basta comparecer ao local no horário indicado no site do evento

Promovida pelas bibliotecas do campus da USP, em São Carlos, este ano, a Festa do Livro está sob a coordenação da Biblioteca Achille Bassi, do ICMC. O evento é realizado em parceria com o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, a Edusp, o Centro Cultural, o Teatro da USP e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A programação cultural é apoiada pelas empresas O Boticário, Papelaria Tend Mais, Verbo Arquitetura, Futuria Tecnologia e Clínica Sarah Bessi.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP  

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.